Sobre Sérgio Lovato

Sérgio Lovato foi o primogênito de oito filhos de Alberto e a professora Methilde Lovato. Nasceu na capela Nossa Senhora do Carmo, Sananduva, em 15 de abril de 1955. Aos 10 anos foi para o Seminário dos Saletinos em Marcelino Ramos, ficando lá até completar o segundo ano do segundo grau. Nesse tempo, aprendeu a tocar violão e apaixonou-se pelas Letras. Em Lagoa Vermelha terminou o ensino médio e em seguida, foi trabalhar e estudar em São Leopoldo, na UNISINOS. Aos 18 anos ingressou, por concurso, na Caixa Econômica Federal, onde fez carreira de escriturário a superintendente.

Em 1999, passou a atuar na área da construção civil, consultoria empresarial e docência, atuando como coordenador do curso de Comércio Exterior, na Universidade de Caxias do Sul. Sérgio sempre foi um apaixonado pelos estudos. Desta forma, mesmo tendo cursos de Mestrado e Doutorado na área da administração, formou-se em Direito em Caxias do Sul, no ano de 2009.

Com 18 anos escreveu seu primeiro romance “Eu em Duas Vidas”, editado quatro anos depois. Passaram os anos e vários outros trabalhos foram publicados, com destaque para a história de Sananduva, nos 30 anos de emancipação política, em 1985. Em 2000, veio o livro escrito após peregrinar o Caminho de Santiago de Compostela.

Do casamento com Vera Lúcia Carbonera nasceram três filhos: Louise, Andréia e Eduardo. Sergio faleceu em setembro de 2010.